Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Missões a obra não está terminada (Mc 16.15)

Introdução

Necessariamente é de suma importância se fazer missões, é uma missão nossa delegada por Jesus, muitas vidas estão morrendo, existem muitas vidas escravizadas no álcool, nas drogas ilícitas, vidas depressivas, e nós temos que fazer nossa parte levando o ide de Jesus. Porém como devemos fazer missões?

1-    Com amor

O amor é um fruto do Espírito cristão que não ama não evangeliza, devemos amar a todos nunca descriminar ninguém. (João 15.12) mar a todos como Jesus nos amou. (1 João 4.7-8). O amor deve estar em evidencia na vida do crente, hoje a falta de amor é grande (MT 24.12) devido o aumento do pecado. Jesus fazia a obra porque tinha amor (MT 9.36) ele se compadecia pelos perdidos.

2-    Urgência

O dicionário da língua portuguesa define Urgência como: necessidade que requer solução imediata; pressa.
(GN 19.17) como os anjos disseram a Ló e sua família: livra-te, salva a tua vida! Devemos hoje pregar assim com urgência.  Hoje o pecado vem aumentando assustadoramente como nos das de Ló  (LC 17.28-30). Uns dos grandes pecados nos dias de Ló eram:

I-                  Homossexualidade: (GN 19.4-12) pecado condenado veementemente pela bíblia (LV 18.22)
II-              Prostituição: outro pecado condenado pela bíblia como o adultério (LV 18.20) III- Idolatria: condenado pelas sagradas escrituras. (LV 19.4). Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.  Coríntios 10:14
Temos que pregar com pressa Jesus está voltado muitos estão presos precisando da verdade que é Jesus.

3-    Porque devo fazer missões?

Porque a obra não está terminada sempre tem alguém precisando ouvir a pregação (MT 9.37) existem muitas vidas precisando de uma ajuda e poucos estão dispostos a irem fazer a obra. Temos que dar de graça o que de graça recebemos (MT 10.8), muitos se negam a pregar o evangelho mais a obra não terminou tem um vizinho, amigo, colega, familiar, desconhecido, precisando ouvir falar de Jesus. A janela 10/40 é um exemplo de povos que precisam ser evangelizados por quê?

- Porque ali vive o maior número de povos não alcançados pelo evangelho. Cobre 1/3 total do planeta e representa 2/3 da população do mundo. São cerca de 3,2 bilhões de pessoas em 61 países.

- Porque ali está a maioria dos seguidores das 3 maiores religiões do mundo: Islamismo, Budismo e Hinduismo.

- Porque dos 50 países menos evangelizados do mundo 37 estão nessa área.

  Dessa janela citaremos três como piores são Coréia do Norte, Arábia Saudita e Irã. Todos esses são perseguidores e não aceitam a evangelização, devemos fazer nossa parte orando, contribuindo e se possível indo ou enviando para esses países escravos de satanás, por isso a frase que não quer calar “ A obra ainda não está terminada”. Por isso ide e pregai por quê? (RM 10.14-15) Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não houver quem pregue?
E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!" Faça sua parte!





sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Superstições o perigo que pode escravizar vidas (Col 2.8)

TEMA: Superstições como devemos agir diante delas (Col 2.8);(2 PD 1.16); (1 TM 1.4)

Introdução

            Vivemos em um mudo supersticioso, onde mitologias superabundam diante da verdade, à história humana é repleta de crendices e lendas é o folclore popular, porém como nós conhecedores da verdade devemos nos portar diante dessas falácias? Será que as superstições podem acarretar males? Como agir?

1-O que é superstições?

            Vem do latim superstitione ou crendice é a crença em situações com relações de causalidade que não se podem mostrar de forma racional ou empírica. Ela geralmente está associada à suposição de que alguma força sobrenatural, que pode inclusive ser de origem religiosa, agiu para promover a suposta causalidade.
            É o folclore que segundo o site http://www.infoescola.com folclore nos leva a dois termos em inglês: Folk e lore, cujos significados são respectivamente: povo e conhecimento. Traduzindo ao “pé-da-letra” seria algo como conhecimento de um povo ou conhecimento popular.

            Desde o período veterotestamentário que encontramos relatos de superstições inclusive 90% das superstições vem de religiões politeístas e panteístas de povos sem livros sagrados que os conduzam de povos que criaram pensamentos para esclarecer duvidas, sabemos que por trás de tudo isto está satanás se aproveitando do leiguice do povo, veja esses versículos: (DT 18.9-14) vemos nesse contexto superstições aberrantes como:

I-                   Matar seu filho no fogo (2 Rs 21.6)
II-                Adivinhar
III-             Prognosticador (aquele que tira sortes para prever o futuro)
IV-             Agoureiro (pessoa que faz agouro para trazer male a outrem)
V-                Encantador (faz encantamento fazer feitiço contra outra pessoa0
VI-             Consultar mortos (após a morte segue-se ao juízo (HB 9.27)

2-Paulo combatia tais praticas  

 (Cl 2.8) Paulo elenca que devemos ter cuidado para ninguém nos fazer presa, significa nos pegar enganar com filosofias vãs, filosofia segundo o site http://www.significados.com.br é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Paulo estava querendo dizer que não devíamos ser enganados por esses pensamentos falsos, vãos regido pela tradição de homens. De acordo com essa palavra tradição vamos ver como o Brasil é supersticioso, porque será que nosso país é tão supersticioso?  
Devido à tradição de homens: nosso país já tinha índios povo panteísta, depois chegaram os portugueses com o cristianismo paganizado católico, e trouxeram os africanos povos politeístas, sendo assim houve um ecumenismo religioso muito grande ao ponto de varias crendices passar de geração a geração até chegar a nossos dias vejamos algumas:

I-                   Não é bom deixar chinelo ponta-cabeça
II-                Quebrar espelhos dá 7 anos de azar
III-             Vassoura atrás da porta afasta visitas ruins
IV-             Coceira na palma da mão chama dinheiro
V-                Bater na madeira três vezes pra não da azar
VI-             Contar estrelas nasce verrugas
VII-          Medo da sexta-feira 13
VIII-       Banho de água assustada (tirar medo do bebe)
IX-             Dormir com a cama que os pés fiquei virado para a porta
X-                Descobri sexo do bebe (É só pegar o coração da galinha cru, e fazer um corte no meio bem fininho, colocar para ferver se o corte abrir é menina se ficar fechado é menino)
XI-             Se por chave no pescoço o bebe nasce com lábios cortado (isso é lábio leporino fissura labiopalatal, que é mais conhecida como lábio leporino, é uma doença que se desenvolve entre a 4ª e a 12ª semana de gestação do feto e é caracterizada pela abertura na região do lábio do bebê recém-nascido). Causas: o lábio leporino por problemas e descuidos durantes a gestação, como a ingestão de medicamentos contraindicados, uso de drogas, entre outros.

Nós evangélicos como brasileiros que somos, estamos nesse contexto de superstições, cabe a cada um se pegar com a palavra de Deus e refutar essas falácias devemos nos pegar a Cristo, infelizmente em nosso meio existem igrejas supersticiosas um grande exemplo são as igrejas neopentecostais leia esses exemplos:

I-                    Ungir carro
II-                Sal grosso pra desencapetar
III-             Sabonete ungido
IV-             Acredita que ser pobre ou doente ta com demônios
V-                Óleo ungido de Israel
VI-             Vassoura ungida
VII-          Celular ungido
VIII-       Rosa ungida
IX-             Tijolo ungido

Conclusão
            As superstições existem, elas aprisionam muitas vidas, muitas pessoas deixam de desfrutar a vida com medo de crendices populares, as superstições trazem nefastas conseqüências para a humanidade, como igreja do Senhor devemos rejeitar tais ensinamentos dentro da igreja e nós não devemos dar credibilidade a esses conceitos que não tem provas, que são passados de gerações em gerações por homens falíveis, devemos crer na bíblia livro sagrado onde se encontra toda a verdade. Se liberte sempre se questione será que isso é verdade? Tem provas? Está escrito na bíblia? Não seja uma marionete.




quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Mas o que tenho, isso te dou. Fazendo missões com poder e sinais.

Tema: (Atos 3.6 “B”) Mas o que tenho, isso te dou. Fazendo missões com poder e sinais.

Introdução

            É de salutar importância fazer missões as nações clamam, gemem por missionários, porém é uma obra árdua, o labor é difícil. O que Pedro e João tinham de diferente para pregar o evangelho? Ao ponto de oferecer o que tinham a um coxo? Porque o evangelho é poder? O que são sinais?
            Aprendendo o que é poder de Deus e o que são sinais entenderemos o que Pedro e João tinham de diferentes.

1-Como fazer missões com poder?

Em (RM 1.16) afirma que o evangelho de Cristo é o poder de Deus, segundo a Wikipédia poder vem (do latim potere). E segundo o site origem das palavras poder significa: potente, ser capaz. Sendo assim o evangelho ele é capaz de:

I-                    De libertar (João 8.32)
II-                Libertar de demônios (Mc 16.17 “B”)
III-             Curar enfermos (MC 16.18 “C”)
IV-             Salvar do inferno (RM 1.16)

O evangelho de Cristo é poderoso poderíamos citar varias coisas que o evangelho pode fazer na vida de um homem, porém esses quatros pontos são suficientes, aprendemos que o verdadeiro evangelho é feito com poder, evangelho que não há libertação, curas, libertação de forças demoníacas e que não dá certeza da salvação é um pseudoevangelho. O evangelho feito com poder é o evangelho acompanhado por sinais, o que são sinais?

2-Fazendo missões com sinais.

            Sinal segundo o dicionário bíblico Almeida significa milagre que mostra o poder de Deus. (Ex 4.30; 1 Co 1.22). Qual a importância de se fazer missões com sinais?
Desde o período veterotestamentário vemos que Deus teve que mostrar sinais para que os homens pudessem crer nos seus enviados mais porque isto?
Devido à cultura de muitos povos. O Egito é um exemplo de uma nação supersticiosa, onde tinham magos que enganavam e com poderes satânicos ludibriavam toda a nação (EX 7.11-12) fazendo aparecer serpentes, (EX 7.22) tornando águas em sangue, (EX 8.7) fazendo aparecer rãs. Deus precisava enviar Moisés para esse contexto com sinais para que eles pudessem ver que o Deus de Moisés é poderoso e maior que todos (EX 4.1-9). Deus fez com que seu bordão se tornasse em serpente para mostrar seu poder, Deus fez com que sua mão se tornasse leprosa ao por no peito. Com isso Deus estava mostrando que para levar sua mensagem ao Egito até Faraó era necessário que sinais o acompanhassem.
E no período neotestamentário não é diferente, sinais acompanham a igreja (MC 16.17-18) Sinais hão de acompanhar aqueles que crêem em Jesus como:

I-                   Falar novas línguas (1 Co 14.22)
II-                Pegar em serpentes
III-             Beber coisas mortíferas e não ser morto

Sabemos que isso é o mínimo, pois o próprio Jesus disse: Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai (João 14.12).

3-Qual a importância de fazer missões com sinais?

            Existem nações que se a pregação não for acompanhada com sinais ninguém se converte. Porque são nações supersticiosas onde tem guias que fazem diuturnamente sinais, sendo assim fica difícil pregar para essas pessoas sem demonstração do poder de Deus. Vejamos esses exemplos:

I-                   Os índios

 É um exemplo de povos que devem ser evangelizados com poder. Segundo o site www.sohistoria.com.br  
As principais tribos indígenas brasileiras da atualidade são: Ticuna (35.000), Guarani (30.000), Caiagangue ou Caigangue (25.000), Macuxi (20.000), Terena (16.000), Guajajara (14.000), Xavante (12.000), Ianomâmi (12.000), Pataxó (9.700), Potiguara (7.700).
Fonte: Funai (Fundação Nacional do Índio).
Os índios acreditavam e ainda acreditam no Pajé que segundo a história nas sociedades tribais ameríndias da família linguística tupi-guarani, indivíduo responsável pela condução do ritualismo mágico, e a quem se atribui a autoridade xamanística de invocar e controlar espíritos, o que confere à sua ação encantatória poderes oraculares, vaticinantes e curativos. Sendo assim ele tinha o poder de curar e de trazer soluções para diversos problemas tribais, como levar um evangelho sem poder para um povo como esse? Existem atualmente no Brasil três grupos de igrejas as Tradicionais, Pentecostais e as Neopentecostais. O primeiro grupo os tradicionais são muito conservadores, porém eles exprimem o poder de Deus, manifestado através do Espírito Santo, com todo respeito a essas igrejas, mais muitos não acreditam no sobrenatural de Deus, ficando a mercê de falácias e de teorias sem pratica, é perigoso pregar um evangelho que não se vive, que não se crer na sua integra devido a isto, um missionário americano chamado  Daniel Everett se tornou ateu, após ir a uma tribo indígena chamada: Pirahãs essa tribo não acredita em nada sobrenatural, ele começou evangelizando com o evangelho de Lucas e eles perguntaram ao missionário se ele viu as curas feitas por Jesus, devido a isto e outras questões a fé do missionário foi desfalecida até chegar ao ponto do mesmo, ceder e admitir que era também ateu, segundo o site  http://www.mortesubita.org.
Aprendemos com isso que um evangelho que não prega o que vive, que prega sem experiências com Deus é um evangelho falido que pode desmoronar a qualquer momento.

II-                Os africanos

É um povo muito supersticioso, onde existem varias crenças, As religiões tradicionais africanas não possuem textos escritos ou livros sagrados, mas se baseiam na tradição, ou narração passada de geração para geração, sobre os conteúdos e a maneira de viver sua religiosidade. Isso se dá em forma de histórias, ritos, provérbios, danças, músicas, festas.
A Religião na África é diversificada. A maioria dos africanos são adeptos do cristianismo e islamismo. Muitos também praticam as religiões tradicionais africanas. Estas religiões são frequentemente adaptadas aos contextos culturais indígenas e sistemas de crença ou fazem sincretismo paralelamente cristianismo e islamismo. As religiões praticadas pelas tribos africanas e por povos ou grupos são as mais complicadas como: o vodu haitiano, como as crenças do Himba da Namíbia etc. igual aos indígenas brasileiros os africanos são um povo que para se evangelizar é necessária muita oração e poder de Deus, para que vidas se entreguem a Jesus, diferente do missionário que se tornou ateu, temos testemunhos de muitos missionários que foram à África e Deus agiu, mostrou o seu poder e muitas vidas se renderam a Cristo.   

4-Pedro e João tinham o que oferecer.

            Vemos um relato fidedigno do poder de Deus, (Atos 3.1-0) eles subiram ao templo para a oração, e na porta havia um coxo, pedindo esmolas. Pedro falou uma frase linda que emociona até hoje: Não possuo nem prata e nem ouro, mas o que tenho isto te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!
            Ocorreu mais do que uma cura ou um milagre, ocorreu um sinal a demonstração que o evangelho é poder de Deus, a demonstração de que Jesus os preparou para essa preciosa obra, Jesus tinha falado para eles: (Lucas 10.19-20)  19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum. 20 Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus.
            Os discípulos pregaram um evangelho recheado de sinais todo o livro de Atos dos Apóstolos é repleto de passagens que demonstram esses acontecimentos, porem não se pode usar esses sinais, para promover-se e sim para glória de Deus, existem igrejas usando o marketing de curas para atrair fieis e para aumentar os dízimos, nós crentes da AD em Pernambuco, acreditamos no poder de Deus, e sabemos que a história da nossa igreja tanto a primitiva como nossa denominação com Gunnar vingren e Daniel Berg foi assim com manifestações do poder de Deus, façamos missões com poder e glória para que vidas reconheçam o poder de Deus. Nunca para barganharmos!

Conclusão

  Deus quer levantar missionários corajosos, para levar essa mensagem aos indígenas aos africanos, porém temos que crer e está disposto a sofrer por Cristo, busque o poder de Deus através da oração, e peça para ter experiências com Deus, viva o evangelho na integra e não só com teorias. Pedro e João tinham autoridade dada por Deus. Cremos em um evangelho que é poder de Deus e se temos esse poder temos que oferecer ao próximo, tem você o que oferecer a um pecador? Deus tem dons para você busque (1 Co 12.8-11).