Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Segundo a Ordem de Melquisedeque.



Tema: Segundo a ordem de Melquisedeque (Sal 110.4)

Introdução

            Você já ouviu esta frase do tema? Tem duvidas? Para quem gosta de um mistério esta é uma ótima passagem bíblica, o que a bíblia fala sobre Melquesedeque? Seria ele só, um rei, Sacerdote ou realmente uma figura do Cristo? Vamos meditar juntos através da bíblia sagrada:

1-Quem foi Melquisedeque?

            Este personagem bíblico aparece em (GN 14.18-21); Segundo o texto ele era Rei de Salém e Sacerdote, ele abençoa a Abrão e o mesmo oferece o dizimo de tudo que tinha. Melquesedeque (HB 7.2); era o Rei da Justiça e Rei da Paz. Aprendemos neste texto curto do Genesis que ele foi um homem com o coração voltado a Deus e que servia ao mesmo Deus de Abrão.

2-Porque a Historia de Melquisedeque é considerada um Mistério?

            Para entendermos isto é necessário sabermos o que era um Sacerdote quais suas funções e quando foi dado o inicio do serviço sacerdotal:

Ø  O que era um Sacerdote e quais suas funções? No período Veterotestamentario eram os descendentes de Arão, eram separados para servir no culto realizado primeiro no tabernáculo, depois no templo. O sacerdote era mediador entre Deus e o povo, oferecendo sacrifícios e orando em seu favor, ainda Havia o Sumo Sacerdote que era o chefe dos sacerdotes (EX 28; LV 16) e presidente do sinédrio, só ele podia entrar no Santo dos Santos no dia da expiação para oferecer sacrifícios a Deus.

Ø  Como surgiu o Sacerdócio? (EX 28.1-43) Surgiu na época de Moises por ordem divina todos os Sacerdotes deveriam ser da ordem de Arão, Arão e Seus filhos foram os primeiros sacerdotes.
Como já sabemos o que era um Sacerdote, entenderemos o mistério, vamos pontuar quais os motivos do mistério de Melquesedeque:
I-Melquesedeque foi Sacerdote em uma época onde não havia registros de se ter Sacerdotes, em fim era Sacerdote do Deus Altíssimo.
II-Sua historia não há Geneologia (HB 7.3), ou seja, não há registros dos seus descendentes nem de onde surgiu.
III-Ele aparece na historia bíblica em Genesis e após some, não se encontra mais nada sobre si no Genesis.

3-O que representa a Historia de Melquisedeque para os Cristãos (HB 5.1-10); (HB 7.1-28); (HB 8.1-13).
            O Salmo Messiânico de Davi (Sal 110.4) é claro que o Messias seria da ordem de Melquesedeuqe, mas afinal o que isto quer dizer?

            I-Melquisedeque é uma figura do Cristo: pois ele aparece na historia sem principio nem fim de dias, nem fim de existência. (HB 7.3) Quem foi que não teve principio de Dias nem haverá fim? Nosso Deus. Melquesedeque é considerado por estudiosos da bíblia como uma previa ou aparição no Genesis  do Messias.

            II-Jesus é da ordem de Melquisedeque: Jesus não podia ser sacerdote (HB 7.14) não era da linhagem de Arão, era da tribo de Judá, tribo esta que Moises nunca atribuiu Sacerdotes. Porém ele foi Sumo Sacerdote (HB 5.10), entendemos anteriormente que o Sumo Sacerdote fazia sacrifícios no dia da expiação em pró dos pecados da nação de Israel, porém Jesus não fez sacrifícios ele ofereceu seu próprio corpo para remissão de nossos pecados, o lugar Santo dos Santos onde era feito os sacrifícios no dia da expiação tinha um véu separando o lugar Santo do lugar Santo dos Santos, Quando Jesus morreu esse véu se rasgou (MT 27.51), dando acesso ao lugar Santo dos Santos (HB 10.19-20) hoje todos nós podemos adentrar neste local através de nossa fé em Jesus Cristo. O perdão dos pecados não é mais por Sacrifícios de animais, mas pelo sangue de Jesus.

            III-Jesus é nosso Sumo Sacerdote Eterno. O autor anônimo de aos Hebreus é Claro em sua carta (leia do capitulo 5 ao 10 de Hebreus), que Jesus foi e é o nosso sumo Sacerdote não da ordem de Arão (HB 7.11) até porque está ordem foi transitória, mas da ordem de Melquisedeque (HB 7.17) que é eterna. Jesus ofereceu seu próprio corpo como sacrifício vivo para nos salvar, o sacrifício de Cristo foi perfeito sem haver necessidade de repetições ele já pagou o preço e hoje todos somos salvos por ele.

Conclusão
            Fica patente que a Historia de Melquisedeque é misteriosa, Porém é fidedigno crer que ele existiu, pois Davi fez mercê em sua Historia e o escritor aos Hebreus nos dar uma aula sobre o mesmo, então Melquisedeque foi claramente um tipo de Cristo que apontava para o Messias, e Jesus como Messias foi de sua ordem, Sumo Sacerdote eterno que não teve principio nem haverá fim, Jesus como Deus não foi criado ele já era (João 1.1-3), e ele cumpriu o desígnio de Deus ao morrer na Cruz, foi crucificado e com isto foi feito a ultima expiação, não há, mas necessidade de se sacrificar animais, Jesus foi oferecido e nos deu o livre acesso a Deus. Amém!

Bibliografia:

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 
Bíblia de Estudo Almeida.
Dicionario da bíblia Almeida
Autor: Diogo Araújo da Silva.

   
               
                

Nenhum comentário: