Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Deus Imanente e Transcendente


Deus Imanente e Transcendente

Introdução

Você já deve ter ouvido esta frase “Deus é Imanente e Transcendente”, porém você sabe o que isto quer dizer? Então aprenda seus significados e Saiba diferenciar os atributos do Senhor.

Deus é Imanente

A palavra imanente significa permanente inseparável do sujeito que não desaparece. Em relação a Deus o que isto que dizer? Deus é imanente porque se manifesta na criação. Ele se intervém na criação e se relaciona com ela.

Deus é Transcendente
            A palavra Transcendente significa aquele que se ocupa das questões mais elevadas, superior que está acima das idéias e conhecimentos ordinários. Em relação a Deus o que isto quer dizer? Deus é Transcendente porque está acima da Criação, Deus como transcendente é Soberano, Soberania Significa poder supremo, autoridade. Deus como soberano faz o que quer na hora que quer, e não deve explicação a ninguém.

O perigo de se ter um Deus Imanente, mas não Transcendente

            Deus é imanente e é Transcendente, há pessoas que só querem Deus como imanente, ou seja, um Deus que se relaciona com a Criação, dando bênçãos e grandes vitorias. Em (2 Co 6.16), Paulo escreve que Deus Anda e habita com seu povo, isso demonstra relacionamento do Criador com a Criatura, sua Imanência.
            Porém os teólogos da prosperidade se esquecem que Deus também é Transcendeste, é soberano. Deus na sua soberania faz o que quer, em sua transcendência Deus está acima de tudo e de todos, e a criação está sujeita a sua vontade, não como ditadura, porque ele respeita o nosso livre-arbítrio, mas na sua vontade soberana, Deus como pai manda em nós que somos filhos e não nós nele, só podemos pedir e ele faz a sua vontade (Mt 6.10). Os teólogos da prosperidade não visam a Soberania de Deus, e determinam bênçãos e incentivam seus fieis a barganhar com Deus.
            Então o perigo de se ter Deus apenas como Imanente é porque, se descartarmos o querer soberano de Deus (Transcendência), seremos ignorantes e não vamos aceitar: a morte de um familiar, o "não" da porta de emprego, a doença inesperada, as percas de bens materiais etc. saiba de uma coisa Deus ele sabe o que faz, e pela sua onisciência ele age certo e só depois entenderemos o porque ele permitiu isto ou aquilo!

Não confunda todos os acontecimentos com o querer soberano de Deus

            Há certas coisas que acontecem na vida da gente não é porque Deus quer que ocorra, mas ele permite, pois como já falei, ele respeita o livre-arbítrio, ou seja, ele não se agrada na morte de um ímpio, ele não quer que um crente cometa pecados ou saia da presença dele, porém ele permite. Há pessoas vivendo em fracassos e sofrendo dizendo que foi o querer de Deus, não! Às vezes só é sua permissão, exemplo: uma pessoa fumante corre o risco de ter câncer no pulmão, se isto ocorre foi o querer soberano de Deus? Não! Mas a conseqüência do fumo foi à conseqüência dos pecados. Há crentes sofrendo conseqüências de pecados e dizem ser o querer soberano do Senhor. Cuidado saiba distinguir os acontecimentos da sua vida se são o querer soberano de Deus ou seu querer permissivo. Você sabe, pois tirando Deus só você conhece sua vida por completo.
            Às vezes o próprio homem é o causador de catástrofes e de desastres, como exemplo: caneletas entupidas quando chover vai ocorrer das águas entrarem nas casas das pessoas, casas construídas na beira dos rios quando vier à cheia a água vai entrar e destruir tudo pela frente. Então com isso entendemos que o Senhor é tão misericordioso que mesmo as pessoas dizendo que todas as desgraças que acontece ele é o causador, ele se compadece do ser humano e aí sim se intervém na criação dando livramentos, quantos testemunhos de livramentos de mortes não escutamos nessas cheias de rios, e em acontecimentos onde os homens foram causador como prédios mal construídos, terrorismo etc. Deus tem a vida na palma na sua mão e a vida sim esta no seu querer soberano só ele determina o dia de nossa morte (EC 3.1-2); (1 Samuel 2.6).  Porém o suicídio não é a vontade de Deus nem seu querer soberano, mas ele permite ninguém pode tirar sua própria vida quem isto faz já está condenado ao inferno.
            Aprenda isto todas as coisas estão debaixo do querer permissivo de Deus, mas nem todas as coisas estão debaixo do seu querer soberano. Amém.

Curiosidades em relação a Deus

 O nosso Deus é:

Onipresente: porque está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.
Onisciente: Porque sabe de todas as coisas e sabe o pensamento de todos.
Onipotente: Só dele é o poder e a autoridade para reinar e fazer milagres, pois só ele existe e fora dele não existe outro.
Imutável: Deus não muda, ele não é tentado e a ninguém tenta, é o mesmo desde o principio e sempre será assim eternamente.      

                                                               Conclusão

            Não sejamos como os teólogos da prosperidade que se acha no direito de mandar em Deus, de ter o que quer na hora que quer com o pretexto de que o Senhor é imanente, desfrute do Deus Transcendente, agradeça como ele fez, ou está fazendo, é para seu bem, Sua soberania é inquestionável só confie nele, amém!

Bibliografia

Bíblia de Estudo almeida
Dicionario online priberam
Revista de Escola Dominical A verdadeira Prosperidade A vida Cristã Abundante (CPAD)
Autor: Diogo Araújo da Silva
Acesse: www.Auxiliardiogoaraujo.blogspot.com 
              
       

11 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Amigo e irmão Diogo,
A Paz do Senhor.
Sou grato a Deus pela sua vida e trabalho profícuo realizado na obra de Deus. Sou aluno de Bacharel em Teologia aqui em Belém do Pará e fiquei feliz ao ler o seu trabalho sobre a Imanência e Transcendência do Deus a quem servimos. É extraordinariamente maravilhoso o poder que há na Soberania e Presciência de Deus!
Muito obrigado e conte com as nossas orações. Amém!
Pb. João Batista Chagas,
AD-Marituba-PARÁ

Anônimo disse...

Deus abençoe querido, muito bom aprendi bastante.
Leidiane Barros

Pr. Jocinaldo Lima, S S U - PB disse...

Deus jamais permite o homem pecar, é este que O desobedece. Deus o deixa livre para servi-lo, buscá-lo, amá-lo, honrá-lo, e etc; e diz não peque, todavia, enquanto o homem não anda em Espírito, os obras da carne se manifestam em sua vida, mas não que o Senhor permita, pois esta não é nenhuma vontade de Deus, é a desobediência do próprio a Sua Palavra.
Grande Abraço, querido. A paz do Senhor!

Anônimo disse...

Meu amigo louvo se u interesse em ressaltar a transcendência de Deus. No entanto é preciso destacar Sua imanência pouco vivenciada pelos cristãos> São Paulo salienta O Deus no qual vivemos nos movemos e temos o nosso ser. Deus se fez homem para ter sua morada entre nós, no entanto os profissionais da fé o desterram para bem distante para poderem cobrar pedagio.

Professor Diogo Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professor Diogo Araújo disse...

Pastor Jocinaldo, todo respeito, mas Deus permite. Permitir não significa consentir, ele permite devido o nosso livre-arbítrio. se ele não permitisse ninguém pecava,isso que expliquei no texto, diferenciei o querer soberano do permissivo, Deus permite até coisas ruins acontecer como o pecado por exemplo. Deus te abençoe Pastor.

Juares de Jesus Roberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juares de Jesus Roberto disse...

Professor Diogo Araujo, a paz do Senor!
Gostei muito do estudo "Deus Imanente e Transcendente", você foi muito feliz também em diferenciar, PERMITIR X CONSENTIR, ao permitir Ele confirma o livre arbítrio com o qual escolheu nos formar. que é diferente de consentir ou ser cúmplice de nossos atos. Perfeito Deus seja louvado em ti; chamo-me Juares de Jesus Roberto,sou pastor auxiliar na Igreja Assembleia de Deus aqui em Joinville, SC.
Deus é contigo.

Professor Diogo Araújo disse...

Amém! Pastor Juares, para mim é um prazer ter pessoas como o senhor lendo e meditando nas minhas publicações, fico super feliz! Que Deus abençoe o senhor e toda sua família, sei que o senhor é um homem de Deus gostaria muito de poder aprender com o senhor, como sou do Nordeste moramos distantes mais quem sabe Deus um dia não nos leva para conhecer vocês em Joinville-SC. ore sempre por mim Pastor.

Unknown disse...

Professor Araújo a paz do Senhor
gostei muito da palavra imanente porem gostaria de entende-la melhor para usa-la em estudos com meus irmãos por exemplo estou procurando seu uso em passagens biblícas o senhor tem algumas dicas? O senhor tem alguma indicação de dicionários?

Diácono Raimundo disse...

A paz do senhor Jesus.aqui e o diácono Raimundo da ass.de Deus de sp sou estudante de teologia,quero dizer que essa explicação sua foi muito boa.ainda ontem tive aula sobre esse assunto. Que Deus te abençoe.